Procurando um notebook para arquitetura que não irá te dar dor de cabeça? Nada mais desafiador do que estar com tempo apertado para as entregas e o computador não dar conta de processar todos os itens necessários. Sabemos que estudantes e arquitetos precisam de uma boa máquina para suportar os programas de autocad, renderização e desenhos 3Ds, por isso, separamos alguns itens que você precisa ficar atento na hora da compra.
01: Processador
O processador é responsável por calcular e processar os dados dos softwares, ou seja, é ele quem determina a agilidade dos seus trabalhos dentro dos aplicativos utilizados, além de ser responsável pela renderização dos projetos. Por isso, os processadores para arquitetura são os que permitem uma execução fluida e eficiente.
Procure processadores mais avançados, como Apple M2, Apple M1, Rayzen 7 e 9 a partir das 3000 séries, ou Notebooks Intel Core i7 e i9 das gerações mais modernas.
02: Placa de vídeo
Uma placa de vídeo de alta performance é fundamental para a renderização de gráficos com velocidade elevada, além de contribuir para que as imagens tenham mais qualidade.
Procure por notebooks que tenham uma placa de vídeo dedicada de pelo menos 4GB e, se puder investir mais, vá nas opções que possuem 8GB. Agora, se você não está preocupado com o valor e gostaria de investir em um bom equipamento, escolha modelos que sejam equipados por Intel UHD graphics 750, Intel Iris Xe, AMD Radeon Vegas 8 e Apple M1.
03: Memoria RAM
A memória RAM é a responsável pelos acessos aos arquivos e fazer a leitura dos mesmos, ou seja, é ela que é acionada quando você precisa abrir o AutoCAD ou o Revit, por exemplo.
Em relação a quantidade de memória, depende da sua demanda, sendo que no mínimo 8GB é o ideal. Mas caso você faça projetos grandes e utilize softwares avançados, busque um modelo de notebook com 16GB.
04: Armazenamento e SSD
Para arquitetura os melhores notebooks serão os que disponibilizam um grande espaço de armazenamento, isso porque os programas estão cada vez mais pesados, bem como as imagens finais renderizadas.
Busque por opções com grande armazenamento e até mesmo que disponibilizem SSD. Nesse caso, uma opção mínima indicada é de 512GB, podendo chegar a 1TB para poder armazenar altas quantidades de informações, documentos, projetos e dados sem precisar otimizar espaço.
05: Tela
Para quem trabalha com arquitetura é fundamental que a tela tenha alta resolução de imagens. Mas é importante saber se você trabalha apenas em um lugar ou se irá ficar se locomovendo com o notebook.
No geral, boas telas oferecem 14 polegadas ou um pouco a mais do que isso. Mas caso sua estação de trabalho seja fixa, você pode optar por telas maiores. Lembre de buscar por pelo menos uma Full HD para que a resolução e quantidade de pixels seja satisfatória.
06: Melhores opções de notebook para arquitetura
Dell Alienware M15 R7
- Sistema operacional: Windows 11
- Processador: Intel Core i7 – 12700H 12ª geração
- Placa de vídeo: NVIDIA GeForce RTX 3070 Ti
- Memória RAM: 16GB
- Armazenamento: SSD de 1TB
- Tela: 15.6″ QHD
MacBook Pro M2
- Sistema operacional: MacOS
- Processador: Apple M2
- Memória RAM: 8GB
- Armazenamento: 256GB
- Tela: 13.3″
ROG Zephyrus G14 GA402
- Sistema operacional: Windows 11
- Processador: MD Ryzen 9 7940HS
- Placa de vídeo: GeForce RTX 4090
- Memória RAM: 32 GB
- Armazenamento: 1TB SSD
- Tela: 14” FHD 144Hz resolução de 1080p
Avell C62 MOB
- Sistema operacional: Windows 10
- Processador: Intel Core i7 11800H Tiger Lake 11ª Geração
- Placa de vídeo: NVIDIA GeForce RTX 3060 (6GB GDDR6)
- Memória RAM: 16GB
- Armazenamento: SSD de 500GB
- Tela: 17 “
Acer Aspire 5 A515-54-712U
- Sistema operacional: Windows 10
- Processador: Intel Core i7-10510U 10° Geração
- Placa de vídeo: AGP integrada
- Memória RAM: 8 GB
- Armazenamento: 512 GB
- Tela: 15.6″ FHD
Conclusão
Não há dúvidas que no mercado encontramos diversas opções de notebooks, mas adquirir um aparelho que irá te ajudar com os projetos, renderizações e até mesmo os trabalhos da faculdade será muito interessante quando analisar as horas que você passa no notebook.
Por isso, é necessário entender qual aparelho você precisa para escolher o melhor notebook para arquitetura.
Caso você tenha ficado com alguma dúvida ou queira compartilhar alguma experiência, fique a vontade para usar o campo dos comentários.