Como escolher qual celular comprar? Com tantas especificações e variedades, é difícil escolher qual celular comprar. O mais importante é saber qual vai ser o uso principal do celular (estudar, trabalhar, jogar). Depois, é saber até quanto quer gastar e escolher as especificações que estão de acordo com o seu orçamento e tipo de uso.
01: Escolher um celular: Quanto quer gastar
Para saber o valor a ser investido no aparelho celular você precisa saber qual tipo de celular deseja. Caso você esteja buscando pelo menor gasto possível, a melhor opção seria um celular básico. Agora, se você busca por um celular de última geração, o preço não será tão em conta.
Celular básico ou de entrada
Esse aparelho vai atender as necessidades básicas do usuário. Eles fazem ligação, enviam mensagens, acessam redes sociais e fazem fotos, mas nada refinado. São aparelhos que apresentam uma experiência razoável e de baixo custo, cerca de mil reais.
Celular intermediário
Nesse celular a experiência é superior ao anterior, mas não é premium. Eles desempenham desde funções básicas até algumas mais avançadas, costumam ter boas câmeras, são rápidos, eficientes e não são tão caros quanto um modelo top de linha. Possuem um ótimo custo benefício e diversas opções no mercado com preço entre mil a três mil reais.
Celular última geração
O aparelho de última geração é o mais completo do mercado. Conta com tecnologia de última geração e funcionalidades com alta eficiência. Possuem as melhores câmeras e processadores, além de recursos mais avançados. Também costumam ter acabamentos mais refinados e resistentes, além de serem à prova d’água. São os mais caros, com preços entre quatro a dez mil reais.
02: Escolher um celular: Especificações para considerar
Processador
O processador é o principal componente para tornar um celular rápido ou lento. Quanto melhor é o processador, mais rápidas são as execuções dos comandos no telefone, como abrir um aplicativo ou jogar um game pesado.
Os melhores processadores, encontrados nos tops de linha, costumam ser:
- Apple Bionic (A13 ou superior)
- Snapdragon (865 ou superior)
- Exynos (2000 ou superior)
Armazenamento interno
O armazenamento interno é o responsável por guardar o que você baixa. O espaço é medido em megabytes (MB), gigabytes (GB) ou terabytes (TB). Os apps instalados, ficam guardados no armazenamento interno, o mesmo acontece com músicas offline no Spotify, vídeos e fotos do WhatsApp e claro, as fotos e vídeos que faz com a câmera do celular.
Memória RAM
Memória RAM é aquela que armazena os arquivos e aplicativos abertos. É através desta memória que você pode, ou não, manter mais apps abertos ao mesmo tempo. Se quiser um celular que não trave muito, preste muita atenção no tamanho da memória RAM. Existem hoje no mercado opções de 4 GB a 12 GB.
Câmera
Uma das principais especificações relacionadas à câmera é a resolução máxima do sensor, em megapixels. O megapixel diz quanto de resolução a foto alcança ou quanto ela poderia ser ampliada sem perder definição.
E, a abertura focal também tem bastante importância. Essa define a quantidade de luz que será capturada na foto. Um celular com diafragma em f/1.7, por exemplo, tende a tirar fotos claras mesmo em ambientes com pouca iluminação se comparado com uma lente em f/2.2.
Tela
As telas OLED, Super AMOLED ou AMOLED, todas utilizam a mesma tecnologia que produz contraste maior. Essas telas geralmente tendem a ser mais caras que as telas IPS, mas oferecem cores e contraste melhores.
O tamanho da tela é a medida em polegadas da diagonal da tela, assim como nas televisões. Já a resolução é do que uma noção da quantidade de pixels transmitidas no display. Quanto mais pixels a tela possuir, maior será a riqueza de detalhes das imagens a serem exibidas.
03:Quanto de RAM é uma boa escolha para o celular?
Um aparelho básico precisa de no mínimo 4GB de RAM para rodar aplicativos e, ainda assim, pode apresentar travamentos. Caso a ideia seja não ter incômodos e usar o mesmo aparelho por mais de um ano, é recomendado que busque um aparelho com mais giga RAM.
04: Quantos gigas é bom para escolher no celular?
De modo geral, aparelhos com 64GB dão conta das necessidades, além das atualizações do sistema. Mas, tudo depende do seu uso. Caso você utilize muitos aplicativos, tire muitas fotos e não queira sofrer com limitações, pode ser interessante um aparelho com 128GB.
05: Quantas fotos cabem em 128 GB?
Os modelos de 128 GB têm uma ótima capacidade de armazenamento interno e podem guardar até 48.000 fotos. Já o modelo de 256 GB chega a armazenar 96.000 fotos. Caso você necessite tirar fotos e armazenar vários vídeos, um aparelho com maior armazenamento irá te suprir por mais tempo.
Conclusão
Sabendo qual o uso que você tem com o aparelho celular e as especificações que podem facilitar em relação a travamentos e armazenamentos, fica muito mais fácil escolher um celular que irá te acompanhar por mais de um ano, não é mesmo?
Esperamos que com essas dicas você consiga analisar os aparelhos e tomar a melhor decisão. Caso você tenha ficado com alguma dúvida, fique a vontade para usar o campo dos comentários.