Ferramentas

Notebooks

Celulares

TVs

iPhone (iOS) x Android: o que é melhor?

Celulares | 0 Comentários

A principal dúvida na hora de escolher um novo aparelho: iPhone (iOS) x Android? Independente da sua escolha, os dois sistemas podem suprir as necessidades de qualquer usuário. Mas é claro que existem particularidades entre esses sistemas operacionais e saber as diferenças pode te ajudar a definir qual aparelho é ideal para você. Confira as diferenças entre iPhone (iOS) x Android!

01: Tudo sobre iPhone (iOS) 

O primeiro aparelho iOS iPhone foi lançado em 2007 e foi um sucesso, sendo considerado mais prático e funcional do que os outros aparelhos da época. O objetivo foi apresentar uma experiência de uso sem complicações e intuitiva, que se mantém até hoje. 

Em relação ao sistema operacional, o  iPhone conta com o iOS, desenvolvido e de uso exclusivo da Apple. O sistema operacional é um software que gerencia todos os aspectos tecnológicos do celular. Segundo Steve Jobs, o “i” vem de Internet, Indivíduo, Instruir, Informar e Inspirar, que foram palavras chaves para a Apple desde o lançamento.

Vantagens

  • Qualidade de imagem e som
  • Velocidade de processamento
  • Suporte ou assistência técnica
  • Atualizações do sistema
  • Pouca desvalorização do produto
  • Sistema mais leve e rápido

Desvantagens 

  • Durabilidade da bateria
  • Preços altos

02: Tudo sobre Android

O Android é o sistema operacional desenvolvido pelo Google. Ele é usado em mais de 90% dos aparelhos no Brasil, sendo considerado o queridinho por alguns usuários. Foi desenvolvido para ser flexível, aberto e customizável o que permite que diversas marcas usem esse sistema, além de o próprio usuário poder customizar a tela inicial do aparelho.

Atualmente, as marcas Samsung, Motorola e Xiaomi são as principais desenvolvedoras de aparelhos com o sistema Android. Em cada smartphone, o software roda de uma maneira diferente e tem variadas funções.

Vantagens

  • Personalização
  • Variedade de modelos
  • Compatibilidade de carregadores
  • Mais aplicativos
  •  Bateria duradoura
  • Integração com ferramentas do Google (gmail, drive, chrome…)

Desvantagens 

  • Desvalorização no mercado
  • Aplicativos desnecessários
  • Desorganização na disposição dos apps

03: iPhone (iOS) x Android: Comparativo

Integração com outros dispositivos 

A Apple com o sistema iOS consegue integrar todos os outros aparelhos fabricados pela marca além do iPhone, como os iPads, Apple Watch e Macs. Dessa forma o usuário tem uma facilidade maior, podendo atender ligações pelo Apple Watch e começar a escrever um e-mail pelo iPhone e terminar pelo Mac. 

Mas em caso de integração entre um aparelho Apple e outro Android pode haver certa limitação.  Não há um mau funcionamento, porém existem barreiras na integração entre sistemas diferentes e, até mesmo, recursos exclusivos para cada tipo de sistema.

Aplicativos 

Aparelhos Android contam com diversos aplicativos de fábrica que não podem ser excluídos, o que gera maior poluição na tela, além de ocupar espaço de armazenamento, sem necessidade. As atualizações de aplicativos normalmente acontecem primeiro no iOS e depois vão para o Android.

E, em relação aos aplicativos de ferramentas Google, todos podem ser baixados no iOS, mas o contrário apenas acontece com o Apple Music. Os demais aplicativos da Apple ficam  com uso exclusivo dos iPhones. 

Atualizações 

A Apple tem liderança nesse quesito, devido à necessidade de atualizar apenas o iPhone. Os updates são liberados para todos os modelos ao mesmo tempo e costumam atingir celulares até seis anos após o seu lançamento.

Já para o Android demoram mais a acontecer, por causa da variedade de aparelhos que possui esse sistema. Além disso, os usuários percebem que as atualizações do sistema não possuem muitas diferenças e em alguns casos acabam deixando o aparelho mais lento.

Bateria

As baterias dos iPhones duram menos. Apesar das atualizações recentes para aumentar a vida útil da bateria, nesse aspecto, os aparelhos da Apple ainda estão atrás dos dispositivos Android.

Os carregadores do iPhone, a partir do 8, vieram com uma alta potência de carregamento, sendo possível atingir 50% em 30 minutos. Os modelos iPhone 11 Pro Max em diante também tiveram acréscimo de bateria, com capacidade de 3969 mAh, o que garante, para um usuário comum, 24h de bateria.

Velocidade

É notável que existe um maior travamento em aplicativos de Android, quando comparados aos da Apple. Mas, os aparelhos Android de ponta têm diminuído essa diferença. 

Para esses aparelhos o tempo de resposta dos aplicativos é bastante parecido, demorando cerca de no máximo 5 segundos para abri-los.

Imagem e som

Não há dúvidas que em relação a imagem em som a Apple tem uma vantagem enorme. A marca é responsável por uma das melhores câmeras do mercado, além de sempre buscar tecnologias tanto para fotos, quanto para vídeos. 

Além disso, o iPhone é a melhor opção para quem navega mais tempo nas redes sociais como o Instagram ou a utiliza como ferramenta de trabalho.

Preço

Os iPhone realmente tem o preço mais alto, mas algumas marcas de Android estão com lançamentos de aparelhos top de linha que possuem smartphones com a mesma faixa de preço. 

Conclusão: iPhone (iOS) x Android

Com tantos lançamentos de aparelhos celulares fica difícil escolher, não é mesmo? O iPhone traz uma marca registrada e até mesmo certo status, mas o Android não deixa a desejar e, atualmente, apresenta modelos tão caros quanto o iOS. 

Qual a sua experiêencia entre iPhone (iOS) x Android? Já trocou de um para o outro? Nos conte nos comentários como foi!

Categorias

Ferramentas

Notebooks

Celulares

TVs

Encontre o eletrônico perfeito para você!

Utilize as ferramentas de busca para encontrar o melhor notebook, celular ou smart TV para as suas necessidades.

Notebooks

Celulares

TVs