Cansou de esperar o seu notebook ligar e carregar as páginas para conseguir estudar? Um notebook antigo, sem SSD e com configurações desatualizadas é tudo que você não precisa no momento em que vai começar os estudos. Pensando em resolver esse problema para você, separamos alguns critérios que você precisa ficar atento na hora de escolher um notebook para estudar.
01: Sistema operacional
Windows: simples e prático
O Windows está entre os sistemas mais presentes e consolidados nos notebooks e computadores disponibilizados pelo mercado. É uma ótima opção para quem busca compatibilidade, visto que a maioria dos programas são feitos para rodar nesse sistema. Além disso, é muito prático e simples de se usar.
Mac OS: apenas para notebooks da Apple
Exclusivo para uso dos computadores Mac da Apple. É um sistema operacional sofisticado, bastante utilizado para quem busca programas de edição para música ou vídeos. Ele é ideal para quem busca inovação e preza por segurança, visto que o próprio sistema bloqueia a instalação de alguns programas que ele identifica como não confiáveis.
02: SSD
O SSD – Solid State Disc (Disco de estado sólido, em português), é um componente para armazenamento de dados que não depende de nenhum dispositivo mecânico para funcionar.
Essa tecnologia pode ser muito eficiente e de grande ajuda se você busca por um notebook que seja rápido.Com o SSD podemos notar algumas vantagens:
- velocidade de escrita e leitura
- maior segurança
- resistência a danos
- menos aquecimento
- maior eficiência energética
- acesso aos dados com mais rapidez
No mercado, há opções de notebooks que já possuem o SSD ou aqueles em que você tem apenas o espaço para incluí-los, como um cartão de memória, por exemplo.
03: Notebook para estudar precisa ser portátil?
Essa resposta vai depender exclusivamente de como é seu uso com o notebook. Você apenas estuda em casa e não leva o computador para lugar nenhum? Ou você leva diariamente para a faculdade ou gosta de estudar em bibliotecas e cafés?
Além do peso, há opções de notebooks compactos, que são pequenos e leves, sendo muito portáteis, mas a desvantagem desse modelo acaba sendo a tela pequena. Mas se seu uso diário for curto, pode ser interessante.
É importante saber disso para ficar atento ao peso e ao tamanho do notebook para que o transporte não cause dores ou incômodos.
04: Opções de notebook para estudar
Acer Aspire 3 A315-58-38SD
- Processador: Intel Core i3 da 11ª geração
- SSD: 256GB
- Memória RAM: 4GB
- Tela: antirreflexo de 15,6 ”
- Sistema operacional Windows 11
- Peso: 1,9kg
Acer Aspire 5 A514-54-56HA
- Processador: Intel Core i5 de 11ª geração
- SSD: de 512GB
- Memória RAM: 8GB
- Tela: antirreflexo de 14” com resolução Full HD
- Sistema operacional Windows 11
- Peso: 1,9kg
Lenovo IdeaPad 3 82MF0004BR
- Processador: AMD Ryzen 7 5700U
- SSD: de 512GB
- Memória RAM: 8GB
- Tela: antirreflexo de 15,6” com resolução Full HD
- Sistema operacional Windows 11
- Peso: 1,9kg
Asus Vivobook X515JF
- Processador: Intel Core i5 de 10ª geração
- SSD: 256 GB
- Memória RAM: 8GB
- Tela: antirreflexo de 15,6” com resolução Full HD
- Sistema operacional Windows 11
- Peso: 1,8kg
Conclusão
Espero que agora tenha ficado mais fácil saber qual notebook para estudar você precisa e assim consiga encontrar a opção que irá melhor te atender!
Caso você tenha ficado com alguma dúvida, nos conte nos comentários, assim conseguimos te ajudar!