Como comprar um celular bom e barato? Dependendo do que você está buscando, vai ter dificuldade em encontrar um celular bom e que ainda seja barato. É importante ter em mente qual será o uso principal do celular que você quer comprar. Sabendo disso, fica mais fácil escolher as especificações certas e não gastar mais do que você precisa.
01: Uso principal do celular
A primeira coisa que você deve fazer na hora de escolher um aparelho celular é entender e verificar qual é o uso dele. Quantas horas você passa mexendo no aparelho, se assiste, lê, fica nas redes sociais, tira fotos e as usa como ferramenta de trabalho. Ou, se você apenas o possui para ligações e algumas chamadas de vídeo com a família.
Isso tudo porque temos diversas opções no mercado e as especificações de cada aparelho fazem com que ele seja melhor ou pior, além de mais caro ou mais barato.
Separamos o uso do celular em dois tipos para melhor conseguirmos sugerir especificações para você na hora da escolha do seu novo aparelho. Sendo eles:
Uso simples:
Para quem utiliza o aparelho apenas para lazer, realiza poucas chamadas de vídeo, não tem o costume de tirar fotos e vídeos e não armazena muitos aplicativos no aparelho.
Uso avançado:
Para quem trabalha com o celular, faz diversas fotos e vídeos, participa de reuniões em vídeo, assiste streaming, utiliza diversos aplicativos abertos ao mesmo tempo.
02: Especificações para cada tipo de uso
Comprar um celular é um investimento que, se bem feito, pode durar três anos ou mais, até o momento em que receber atualizações de sistema. Pensando nisso, separamos as especificações que você deve levar em conta na hora de escolher o novo aparelho, lembrando, é claro, que cada celular vai depender do tipo de uso que você necessita.
Memória RAM
Uso simples: aparelhos de 2-4GB de memória (não vão funcionar com vários apps abertos ao mesmo tempo)
Uso avançado: 6-8GB de memória (indicado para quem consome vídeos em streaming, redes sociais, jogos)
Armazenamento
Uso simples: 32GB é o menor espaço, mas pode necessitar de cartão externo rápido. (pouco espaço também é sinônimo de celular mais lento)
Uso avançado: 64GB é o desejável para acessar arquivos e apps sem travamentos. Se possível 128GB para conseguir usar o aparelho por anos.
Bateria
Uso simples: 3.500mAh, indicado para um aparelho simples, mas pode resultar em precisar carregar mais de uma vez ao dia.
Uso avançado: aparelhos com bateria acima de 4.500mAh. São considerados de alta duração, fazendo com que se carregue apenas uma vez ao dia o celular.
Tela
Uso simples: tela LCD de resolução HD ou HD+. A resolução não é das melhores, mas supre a demanda básica de utilização, além de ter o preço mais acessível.
Uso avançado: OLED, AMOLED ou Super AMOLED, com resolução Full HD, Full HD+, 2K ou 4K. Maior qualidade de imagem, na nitidez, brilho, volume e contraste de cor.
Câmera
Uso simples: abertura focal f/2.2 pode ser o suficiente caso o objetivo não seja realizar diversas fotos e vídeos com o aparelho.
Uso avançado: abertura focal em f/1.7, além de focar em aparelhos que tenham sensores capazes de detectar a quantidade de luz, o tipo de objeto a ser fotografado e o movimento.
Conclusão
Com a noção de qual é o uso que você tem com o aparelho celular e o valor que deseja investir é muito simples de tirar da lista os aparelhos que não fazem sentido para você.
Esperamos que com esse artigo tenha ficado mais fácil de entender as especificações e como encontrar um celular bom e barato. Mas, se você possui alguma dúvida que não falamos aqui, use o campo dos comentários para que nós possamos te ajudar!