Está com dúvidas para entender as especificações do celular? Na hora de escolher um celular para comprar, você já deve ter se deparado com diversos modelos, tipos e aparelhos com especificações diferentes. Processador, memória RAM, armazenamento, câmera, tela e sistema operacional são algumas configurações que podem gerar confusão na hora de escolher o celular ideal para você.
01: Comprar celular pelo sistema operacional
iOS ou Android? Atualmente, são esses dois sistemas operacionais que dominam o mercado.
O iOS está disponível apenas para a Apple, contemplando o iPhone, iPad e iPod touch. Esse sistema possui uma grande vantagem que são as atualizações: sempre ágeis e completas.
O Android varia bastante. Algumas marcas são ágeis na liberação das atualizações, outras podem demorar e, até mesmo abandonar o suporte. Mas a vantagem desse sistema é a personalização disponibilizada em algumas marcas, como a LG, Samsung e Xiaomi, onde você consegue implementar uma interface própria para uso do celular.
02: Processador
O processador é o principal componente para tornar um celular rápido ou lento. Quanto melhor é o processador, mais rápidas são as execuções dos comandos, como abrir um aplicativo ou jogar um jogo pesado.
Ele é responsável por várias atividades dentro do celular, desde conexão com redes sem fio mais rápidas, caso das redes 5G e, também ajuda a economizar energia em processos menos pesados, além de oferecer navegação por aplicativos e telas sem travamentos.
Os melhores processadores costumam ser:
- Apple Bionic (A13 ou superior)
- Snapdragon (865 ou superior)
- Exynos (2000 ou superior)
03: Armazenamento interno: importante escolha antes de comprar celular
O armazenamento interno é o responsável por guardar aquilo que você baixa. O espaço é medido em megabytes (MB), gigabytes (GB) ou terabytes (TB).
Os apps instalados ficam guardados no armazenamento interno, o mesmo acontece com músicas baixadas / offline no Spotify, vídeos e fotos do WhatsApp e as fotos e vídeos que faz com a câmera do celular.
Há também a possibilidade de expandir o armazenamento com o uso de cartões de memória microSD, disponíveis na maioria dos celulares com Android. Essa solução não pode ser utilizada em nenhum iPhone, pois os aparelhos da Apple são incompatíveis com a tecnologia desde a primeira geração.
04: Memória RAM
Memória RAM é aquela que armazena os arquivos e aplicativos abertos. É através desta memória que você consegue manter mais apps abertos ao mesmo tempo. Por ser uma memória temporária, ela não fica salva para sempre e é apagada toda vez que você desliga o smartphone, por exemplo.
Se quiser um celular que não trave muito, preste atenção no tamanho da memória RAM. Existem hoje no mercado opções de 4 GB a 12 GB e, para não se incomodar vale comprar um celular com maior memória.
05: Comprar ceular pela câmera
Uma das principais especificações relacionadas à câmera é a resolução máxima do sensor. Medida em megapixels, ela aponta a quantidade de pixels que formam as fotos geradas pelo componente. O megapixel diz quanto de resolução a foto alcança ou quanto ela poderia ser ampliada sem perder definição.
A abertura focal também tem bastante importância. Essa define a quantidade de luz que será capturada na foto. Um celular com diafragma (abertura) em f/1.7, por exemplo, tende a tirar fotos mais claras mesmo em ambientes com pouca iluminação se comparado com uma lente em f/2.2. Este valor também afeta a profundidade de campo, isto é, a visibilidade do objeto ou área em foco.
06: Tela
Este é um componente que está associado ao perfil do usuário. Vai depender do seu gosto. Tem quem adore telas enormes e, quem prefira um comprar um celular menor que encaixa no bolso da calça.
As telas OLED, Super AMOLED ou AMOLED, todas utilizam a mesma tecnologia de iluminação. Essa tecnologia produz contraste maior, até chamado de infinito. Essas telas geralmente tendem a ser mais caras que as telas IPS, mas oferecem cores e contraste melhores.
O tamanho da tela é medida em polegadas da diagonal da tela, assim como em tvs. Já a resolução, mostra o total de pixels que o display soma tanto na horizontal como na vertical. A resolução é a quantidade de pixels transmitidas no display. Sendo assim, quanto mais pixels a tela possuir, maior será a riqueza de detalhes das imagens a serem exibidas.
Conclusão: como comprar celular
Essas são as especificações que você deve ficar atento na hora de fazer a compra do novo aparelho celular. Com elas em mente fica muito mais simples de descartar os aparelhos que não irão servir para você, não acha?
Se você ainda possui alguma dúvida sobre as especificações para comprar um celular, use a área dos comentários, vamos adorar te ajudar!